quarta-feira, 31 de março de 2010

“PALAVRÕES” EDUCACIONAIS

Multidisciplinaridade: O estudo de determinado assunto a partir do ponto de vista de múltiplas disciplinas. “Analisamos um mesmo objeto com os instrumentos das várias disciplinas e, por meio desse olhar, ampliamos o nosso entendimento do mundo”. (Patrícia Romagnani, coordenadora pedagógica de Sistemas de Ensino da Editora Positivo)

Interdisciplinaridade: O estudo de determinado assunto utilizando métodos de outras disciplinas, como, por exemplo, usar conceitos matemáticos em uma aula de Ciências, (trabalho feito por apenas um professor).

Transdisciplinaridade: Processo de integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento para o estudo de um objeto.(quando envolve uma espécie de mutirão entre professores de todas as áreas).

Temas Transversais: Constituem um conjunto de conteúdos educativos e eixos condutores da atividade escolar que, não estando ligados a nenhuma matéria em particular, podem ser considerados comuns a todas.
Os temas transversais são: Ética e Cidadania, Saúde, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo.

PCNs: O QUE SÃO? PARA QUE SERVEM?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram criados pelo MEC, para ajudar o professor a ampliar horizonte de seus alunos, preparando-os para um mundo competitivo.


Os PCNS são orientações gerais de trabalho e só funcionam quando as sugestões que apresentam são adaptadas pelo professor à realidade dos alunos.


Os PCNS ajuda no planejamento escolar, nas reuniões com os pais, e na organização, com o conjunto de professores, de atividades que possam ser tratadas pelo maior número possível de disciplinas.

* Pontos positivos colocados em discussão na primeira metade dos anos 90:
– Os currículos de matemática vigente que eram padronizados e associados à idéia de uma lista fechada e auto-suficiente de conteúdos e objetivos;
– Cálculos mental e estimativas foram recuperados;
– A posição e a atuação do professor foram questionadas e discutiu-se a questão da avaliação;
– Introduziram novas temáticas nas séries inicias;
– Os temas transversais vieram à tona.
* Contradições que ocorreram:
– Não houve conexão com os PCNs do Ensino Fundamental com o Ensino Médio;
– Por parte do MEC não houve verbas e infra-estrutura de implantação dos PCNs;
– Falta de orientação didática para as novas temáticas;
– O documento não tem um comprometimento real com relação às orientações didáticas;

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